Como o sono influencia nosso equilíbrio emocional?

Com certeza em algum momento você já ouviu falar de como é importante uma boa noite de sono para termos um dia melhor e mais produtivo. Dormir não só nos garante ter energia para trabalhar, fazer exercícios, estudar ou mesmo para atividades de lazer, como também equilibra nosso humor e nossa capacidade de concentração. Quando dizemos que uma criança nervosa possivelmente dormiu pouco, isso também se aplica aos adultos.




E não basta somente dormir. É preciso dormir bem. Estudos mostram que a quantidade de horas de sono necessária para cada pessoa é relativa, há pessoas que apenas 5 horas de descanso já são suficientes, enquanto para outras pessoas 9 horas são o mínimo para que se sintam bem. Além do tempo, um bom descanso depende da qualidade desse sono.

O sono pode sofrer interferência de diversas fontes: quanto tempo ficamos na cama, se dormimos durante o dia, quais alimentos ingerimos, se fazemos atividades físicas e os problemas que enfrentamos no trabalho e em casa.


Você sonha? Quando sonha, que sensações surgem pela manhã, são positivas ou negativas? Os sonhos nos dizem muito sobre como está nosso emocional e quais problemas mais nos afetam. Entender os sonhos e aprender a sonhar nos conecta com nosso subjetivo e é um caminho importante para entender a nós mesmos.



Fiquem bem e cuidem-se.


Raquel Berg - Psicóloga Clínica
CRP 08/22615
Rua Guararapes, 1618 - Portão
41-99579-7879
Atendimento presencial e online (e-CFP)

Comentários