Hormônios da felicidade

Na internet, é possível encontrar diversas informações sobre como os hormônios afetam nossas emoções e influenciam no aparecimento, manutenção, piora ou melhora de algum transtorno.


Saber do funcionamento de cada hormônio em nossas vidas também nos ajuda a entender por que as mulheres, diferentemente dos homens, podem ter mais alterações de humor durante o mês, e também durante a gestação.


Regular o funcionamento hormonal é uma das funções dos medicamentos receitados pelos psiquiatras e endocrinologistas. Por isso, estar sensível à importância desses medicamentos é fundamental para que se cumpra um tratamento médico adequadamente.

No entanto, saber dos efeitos hormonais no nosso corpo e cumprir os tratamentos medicamentosos não é suficiente quando buscamos mais qualidade de vida. A felicidade é um estado de espírito que envolve compromisso com nossa vida e uma compreensão de que ser feliz é diferente de estar feliz. 

Ser feliz é ter consciência de que existem bons e maus momentos na vida e que precisamos encontrar recursos internos para lidar com os acontecimentos da vida. Estar feliz é momentâneo e não garante uma compreensão plena do que está à nossa volta.


Como é possível ser feliz? Buscando, todos os vidas, o aperfeiçoamento pessoal, a aceitação de que somos imperfeitos e que é muito difícil encontrarmos o equilíbrio sozinhos.

Quer uma dica? Faça terapia com um psicólogo experiente. Buscar psicoterapia é estratégico para o sucesso pessoal, amoroso, profissional e familiar.


Raquel Berg - Psicóloga Clínica
CRP 08/22615
Rua Guararapes, 1618 - Portão
41-99579-7879
Atendimento presencial e online (e-CFP)

Comentários