Cleptomania

A cleptomania é um transtorno caracterizado pela incapacidade de resistir ao impulso de furtar objetos independente de seu valor (ou seja, não se configura como roubo por conta do valor do objeto furtado). Esses objetos podem ser furtados somente por desejo, e a pessoa com esse transtorno pode, às vezes, tentar devolver os objetos furtados de maneira discreta.


Por medo, vergonha e embaraço os pacientes podem demorar muitos anos para procurar ajuda profissional, o que pode tornar o problema crônico. A cleptomania ocasiona profundo sofrimento pessoal, problemas legais e sociais, com consequências matrimoniais e comprometimento profissional.

Os objetos furtados podem ser pedaços de giz, sabonetes, canetas, etc., e ocorrem sem muita consciência do cleptomaníaco - em lojas, nas casas dos outros, na escola ou em qualquer outro tipo de lugar.



A causa da cleptomania ainda é desconhecida, mas os fatores de risco incluem histórico familiar de cleptomania ou outros transtornos de controle de impulsos. Ela ocorre com mais frequência em mulheres.
Não existe cura, mas o tratamento com psicoterapia e medicamentos, como antidepressivos, pode ajudar a interromper o ciclo de roubos compulsivos.

Não hesite em procurar ajuda profissional. Médicos e psicólogos possuem um código de ética e, por isso, todo problema é tratado com sigilo e seriedade por esses profissionais.

Quanto antes procurar ajuda, mais fácil ser lidar com as consequências desse transtorno.

Raquel Berg
Psicóloga Clínica
CRP 08/22615
Atendimento presencial e online

Comentários