Transtorno Explosivo Intermitente

O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é uma transtorno em indivíduos que, pela grande dificuldade de controlar seus impulsos, têm comportamentos agressivos e ataques de fúria desproporcionais. Como muitas vezes os ataques causam prejuízos para o indivíduo e para as pessoas ao redor, é comum o paciente TEI depois sentir arrependimento, vergonha, culpa ou tristeza após a explosão.

Os fatores que caracterizam o TEI são:
1) Podem acontecer explosões de raiva leves ou severas (as leves são ameaças, xingamentos, ofensas, gestos obscenos, ataque de objetos e agressões físicas sem lesão corporal; e ocorrem com uma frequência média de 2 vezes na semana por um período mínimo de 3 meses; as severas são destruição de propriedade ou patrimônio e ataques físicos com lesão corporal e precisam acontecer ao menos 3 episódios dentro do período de um ano).
2) A magnitude de agressividade expressa durante as explosões é desproporcional em relação à provocação ou ao fator estressor precipitante.
3) As explosões não são premeditadas e não têm o objetivo de atingir algum objetivo tangível como dinheiro ou poder.
4) As explosões causam sofrimento ou prejuízo no funcionamento profissional ou interpessoal, e podem estar associadas a consequências financeiras ou legais.
5) Os ataques não são consequência do uso de substâncias (ex. álcool, drogas, medicamentos) e nem devido a qualquer outra condição psicológica (ex. transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno psicótico, transtorno de personalidade antissocial, transtorno de personalidade borderline) ou médica (ex. traumatismo craniano, doença de Alzheimer).


Como se trata de um transtorno mental e comportamental, o tratamento inclui acompanhamento médico e psicoterapia. Além disso, existem grupos anônimos que ajudam muito o indivíduo a compreender que esse problema pode ter tratamento.
Como identificar a existência do problema:
  • Você explode pelo menos 2 vezes por semana?
  • Seus comportamentos agressivos são desproporcionais aos fatos que os geram?
  • Você NÃO costuma premeditar seus comportamentos agressivos?
  • Após as explosões, você costuma sentir vergonha, culpa, arrependimentos, tristeza?
  • Você costuma jogar ou quebrar objetos independentemente de seu valor?

Não tenha dúvidas, procure ajuda profissional.

Raquel Berg - Psicóloga Clínica
Rua Guararapes, 1618 - Portão
41-99579-7879
Atendimento online (e-CFP)

Comentários