Como o social nos influencia.


Já ficou curioso do porquê fazemos algumas coisas? Por que seguimos padrões mesmo quando vemos tantas pessoas nos dizendo: seja você mesmo, não precisa fazer o que os outros lhe dizem? Será que temos tanta autonomia assim?


De acordo com psicólogos, o comportamento social faz parte do ser humano, como estratégia para fazer parte de um grupo. Muitas vezes, para não termos a sensação de ser "um peixe fora d'água", podemos nos comportar de modo diferente de quando estamos sozinhos.



Isso não significa que não temos autonomia para tomar nossas próprias decisões. Só significa que saber que essa influência social nos ajuda a entender nossos comportamentos e como lidar com dificuldades ou encontrar a melhor forma de lidar com pessoas e situações.



Quando as relações que você estabelece e as redes sociais passam a te colocar para baixo e não para cima, corrija seus filtros. As redes devem servir para nos manter atualizados e conectados com as pessoas de quem gostamos e que significam algo para nós. Ficar refém de likes e da aprovação alheia para seguir com o que julgamos melhor não é o melhor uso da conectividade e da globalização. É criar vínculos nocivos, ainda que virtuais. Desapegar e seguir em frente com aquilo que nos torna melhores não vale somente para as relações presenciais, vale para todas as relações.

Raquel Berg - Psicóloga Clínica
Rua Guararapes, 1618 - Portão
41-99579-7879
Atendimento online (e-CFP)

#psicanalistacuritiba #raquelbergpsicanalista

Comentários